{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/saude/noticia/2025/5/25/hospital-getulio-vargas-inicia-atendimentos-oncologicos-no-piaui-121405.html" }, "headline": "Hospital Getúlio Vargas inicia atendimentos oncológicos no Piauí", "image": [ "/media/images/2025/05/25/unidade-de-assistencia-de-alta-complexidade-em-oncologia-un.jpg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-05-25", "dateModified": "2025-05-25", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Letícia Dutra", "url": "/jornalista/leticia-dutra/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Hospital Getúlio Vargas inicia atendimentos oncológicos no Piauí

A primeira paciente é uma idosa de 77 anos que foi diagnosticada com câncer de mama no início deste mês.

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou o primeiro atendimento a uma paciente de Valença do Piauí, que tem 77 anos e foi diagnosticada com câncer de mama. A unidade foi inaugurada na última segunda-feira (19), com 14 leitos, sendo 12 poltronas para quimioterapia.

De acordo com o Governo do Piauí, a paciente atendida recebeu diagnóstico no início deste mês após realizar exame histopatológico, uma análise microscópica de amostras coletadas por biópsia. Ela foi atendida em Picos e encaminhada para o HGV visando realizar tratamento.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)

A enfermeira Viviane Damasceno explicou que o atendimento foi realizado por meio de agendamento prévio no sistema de regulação. A mulher foi conduzida ao Ambulatório Integrado da Unacon/HGV e ou por uma triagem feita por um enfermeiro e um assistente istrativo. Após avaliação da documentação e exames prévios, a paciente foi direcionada ao oncologista clínico ou ao médico especialista, nos casos de necessidade de realização de cirurgia prévia.

“Fiz a triagem da paciente e encaminhei para um oncologista clínico, que requisitou exames complementares para realização do estadiamento, para direcionar o melhor tratamento. Ao encaminhar a paciente para realização dos exames, já ficou um agendamento prévio de retorno, para voltar com os resultados e só então ser direcionada ao tratamento”, ressalta Viviane Damasceno.

Os pacientes avaliados no próprio HGV, que tenham obtivo diagnóstico de câncer, bem como pessoas de outros hospitais de Teresina e do interior do Estado, podem receber atendimento na unidade. A Unacon/HGV oferece tratamento para câncer de mama, câncer de próstata, câncer de colo de útero, câncer de pulmão e câncer gastrointestinal (esôfago, estômago e cólon e reto).

Mais conteúdo sobre:

Hospital Getúlio Vargas - HGV

Veja também