{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/policia/noticia/2024/8/12/gaeco-deflagra-operacao-contra-faccao-bonde-dos-40-e-cumpre-mandados-no-piaui-116183.html" }, "headline": "GAECO deflagra operação contra facção Bonde dos 40 e cumpre mandados no Piauí", "image": [ "/media/images/2024/08/12/gaeco-deflagra-operacao-contra-faccao-bonde-dos-40-e-cumpre.jpeg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2024-08-12", "dateModified": "2024-08-12", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Letícia Dutra", "url": "/jornalista/leticia-dutra/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

GAECO deflagra operação contra facção Bonde dos 40 e cumpre mandados no Piauí

A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão com o objetivo de desarticular a organização criminosa que atua no Piauí e no Maranhão.

Nesta segunda-feira (12), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público deflagrou a Operação Cela 03, que cumpriu mandados contra membros da facção criminosa Bonde dos 40, no Maranhão, no Piauí e em Mato Grosso.

A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão com o objetivo de desarticular a organização criminosa. Também participaram da operação os Gaecos do Piauí e Mato Grosso, além das Polícias Civil e Militar do Maranhão, Mato Grosso e do Piauí. 

Foto: Divulgação/ MP-MA
GAECO deflagra operação contra facção Bonde dos 40 e cumpre mandados no Piauí

De acordo com o órgão ministerial, os alvos estão envolvidos em atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros.

O Gaeco prendeu líderes da organização criminosa e pessoas responsáveis pela guarda, além de ocultação de bens e valores. Também foram cumpridos mandados de prisão contra pessoas que já estavam presas, mas permaneciam na organização e comendador de práticas criminosas. 

O Ministério Público explicou ainda que a operação foi denominada de Operação Cela 03, com referência a um dos líderes da facção, que está preso na penitenciária de São Luís, porém continuava a coordenar ações criminosas.

Mais conteúdo sobre:

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO

Facção

Veja também