{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/3/24/rafael-fonteles-lanca-pacto-pela-ordem-com-medidas-para-endurecer-o-combate-ao-crime-120413.html" }, "headline": "Rafael Fonteles lança Pacto pela Ordem com medidas para endurecer o combate ao crime", "image": [ "/media/images/2025/03/24/rafael-fonteles-lanca-pacto-pela-ordem.JPG.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-03-24", "dateModified": "2025-03-24", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Gisele Silva", "url": "/jornalista/gisele-silva/" }, { "@type": "Person", "name": "Gabriely Corrêa", "url": "/jornalista/gabriely-correa/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Rafael Fonteles lança Pacto pela Ordem com medidas para endurecer o combate ao crime

Segundo o governador, o pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas istrativas.

O governador Rafael Fonteles e o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, lançaram nesta segunda-feira (24) o Pacto pela Ordem, uma série de medidas legislativas e istrativas para a repressão ao crime organizado e a delitos violentos. O programa inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa do Piauí.

Segundo o governador, a ideia é adotar medidas mais duras a partir da integração entre os poderes e instituições, com uso de inteligência, alterações legislativas e atuação mais direta dos órgãos de segurança.

De acordo com o secretário Chico Lucas, o programa é estruturado em três eixos, são eles: criminalidade violenta e segurança no trânsito, tecnologia e inovação, além de cidadania e defesa social. 

O gestor revelou ainda preocupação com os casos de feminicídio e mortes no trânsito, destacando a necessidade de responsabilizar de maior atenção das forças de segurança pública.

Rafael Fonteles destacou ainda que outra meta a partir desta proposta é a manutenção de presos por crimes violentos, além da ampliação de operações integradas de trânsito para fiscalizar veículos roubados ou adulterados.

 “Estamos fechando brechas que permitiam a liberdade indevida desses criminosos. Precisamos de integração entre Ministério Público, polícias Civil e Militar e Judiciário para os processos serem mais eficientes, da prisão à manutenção da pena”, concluiu o governador.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Rafael Fonteles

Chico Lucas

Veja também