{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/3/23/uniformes-do-sistema-prisional-sao-produzidos-por-detentos-da-major-cesar-no-piaui-120388.html" }, "headline": "Uniformes do sistema prisional são produzidos por detentos da Major César no Piauí", "image": [ "/media/images/2025/03/23/oficina-de-corte-e-costura-colonia-agricola-major-cesar-de-o.jpg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-03-23", "dateModified": "2025-03-23", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Jéssica Borges", "url": "/jornalista/jessica-borges/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Uniformes do sistema prisional são produzidos por detentos da Major César no Piauí

Segundo a Sejus, os detentos aprendem a costurar os uniformes dos custodiados do sistema prisional piauiense.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) divulgou que 15 reeducandos da Colônia Agrícola Major César de Oliveira, localizada na cidade de Altos, estão participando de uma Oficina de Corte e Costura, na qual aprendem a costurar os uniformes dos custodiados do sistema prisional piauiense.

De acordo com a ministrante da oficina, Suzana Souza, além da confecção de roupas, os participantes do curso aprendem sobre a montagem e manutenção do maquinário industrial e, inicialmente, estão sendo produzidos 100 conjuntos compostos por camisa e short para a distribuição no sistema prisional. “Eles irão aprender a fazer camisa longa e fardamentos. Vamos produzir para atender às oficinas que funcionam no sistema prisional”, pontua.

Foto: Divulgação/Ascom
Oficina de corte e costura Colônia Agrícola Major César de Oliveira, em Altos

Conforme a Sejus, a produção contempla todas as oficinas de trabalho das unidades. Os internos são divididos por ilhas de produção, onde a malha é espalhada na mesa, depois é feita a modelagem, o corte e, ainda, o fechamento.

O reeducando de iniciais G.R.S.N relata a importância de se engajar nas atividades promovidas dentro da penitenciária. “Eu me identifiquei muito, eu gostei muito do corte. É algo novo na minha vida. Já tenho planos de conversar com a família para vermos a possibilidade de comprar uma, duas, três máquinas para começar devagarzinho e, assim, abrir um empreendimento com algo que eu aprendi e ganhar dinheiro a partir do meu suor. Estou pagando minha pena e, diante dessa oportunidade, já vejo um futuro diferente, longe do crime e das drogas, onde a gente pode trabalhar e sustentar nossa família”, frisou o interno.

Segundo a secretaria, outros espaços voltados para a ressocialização dos detentos na unidade prisional são a panificadora, serralheria, fábricas de produção de blocos de concreto, produção de porcos, tanques de peixes, campo agrícola, além de salas de aula e laboratório de informática.

Mais conteúdo sobre:

Altos

Piauí

Secretaria de Estado da Justiça - Sejus

Veja também