Tribunal de Justiça do Piauí realiza atividades na APAE em Teresina
De acordo com o Tribunal de Justiça, as atividades na APAE de Teresina incluíram a palestra Direito das Mulheres à Vida.O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizou atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Teresina, como parte da 29ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação foi realizada no último dia 10 de março, visando ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha.
O desembargador Ricardo Gentil, supervisor da CEVID, explicou que o Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo principal concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero, compreendendo ações judiciais (mutirão de audiências) e extrajudiciais (capacitações da rede, palestras e rodas de conversas).
“Ao tratar e discutir um tema urgente como a violência doméstica, o Judiciário almeja contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, buscando a paz no âmbito familiar e social”, afirmou.
De acordo com o Tribunal de Justiça, as atividades na APAE de Teresina incluíram a palestra Direito das Mulheres à Vida, proferida pela assistente social da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), Leina Mônica Timóteo, e uma roda de conversa com o público assistido pela instituição, seus familiares e profissionais da associação.
Na oportunidade, a assistente da CEVID, Leina Mônica Timóteo, destacou a importância da ação. “Esta ação, assim como todas desenvolvidas durante a Semana pela Paz em Casa, busca sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e a necessidade de combater esse problema. Além disso, é uma oportunidade para informar as mulheres sobre os seus direitos e como buscar apoio jurídico”, pontuou Leina Mônica Timóteo.