{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/1/19/governo-federal-reconhece-estado-de-calamidade-publica-em-picos-119091.html" }, "headline": "Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos", "image": [ "/media/images/2025/01/17/enchentes-em-picos.jpg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-01-19", "dateModified": "2025-01-19", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Letícia Dutra", "url": "/jornalista/leticia-dutra/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos

A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.

Diante das fortes chuvas que deixaram rastros de destruição em Picos, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública no município. A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.

O reconhecimento se deu por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, após uma equipe técnica visitar diversos bairros afetados pelas enchentes, bem como municípios próximos.

Conforme o governo, os dados colhidos na cidade referente aos danos deixados pelo temporal serão utilizados para embasar a elaboração dos planos de trabalho e ajudaram a conseguir rees federais.

Decreto estadual

As chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada do dia 14 de janeiro, quando foi registrada nova precipitação de 100 mm.

Diante disso, no dia 14 deste mês, o prefeito do município, Pablo Santos, decretou estado de calamidade pública e posteriormente o governador em exercício, Themístocles Filho, também reconheceu os desastres provocados pelas chuvas, através do decreto Nº 23.531.

A cidade tem recebido ajuda humanitária de diversos municípios e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem intensificado as ações em Picos.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Governo Federal

Enchente

Veja também